Avaliação das Eleições ajuda a aprimorar atuação do TRE
Durante três dias, juízes e servidores discutiram melhorias em processos de trabalho relacionados à realização de eleições
Entre os dias 29 e 31 de março, o TRE-MG realizou em Belo Horizonte uma etapa presencial do evento Avaliação das Eleições 2022. O objetivo do processo de avaliação é debater aspectos do planejamento e realização das eleições, e definir melhorias que possam ser executadas nos próximos pleitos.
No encerramento do encontro, nesta sexta-feira (31), o desembargador Maurício Soares, presidente do TRE (de pé, na foto abaixo), agradeceu a presença de todos e destacou que o trabalho de avaliação das eleições é fundamental para a construção do que será a Justiça Eleitoral para o próximo pleito, “com a implementação de melhorias sugeridas durante intensos e proveitosos debates realizados”.
Ressaltou, também, que em Minas Gerais as últimas eleições ocorreram com tranquilidade e foram muito elogiadas, resultado concreto do trabalho e dedicação de todos que integram a Justiça Eleitoral mineira. Ao final, agradeceu o esforço de cada um para o êxito das Eleições 2022. O presidente do TRE destacou especialmente a contribuição dos funcionários terceirizados, que realizam atividades essenciais para o bom funcionamento da instituição e prestação de serviços à sociedade (na foto abaixo, terceirizados posam com dirigentes e gestores do TRE).
Entenda a Avaliação das Eleições
Em janeiro, servidoras e servidores, juízas e juízes participaram de uma pesquisa para avaliar 33 aspectos do processo eleitoral, tais como distribuição e armazenamento das urnas eletrônicas e materiais de eleição, ações de capacitação, comunicação interna e externa, atendimento ao eleitor, entre outros. As respostas do formulário foram compiladas em planilhas sobre cada tema, e representantes dos cartórios eleitorais (grupo Escuta Minas) definiram os pontos mais importantes a serem discutidos.
Durante os três dias do encontro presencial, aconteceram discussões desses pontos (foto abaixo), elaboração e apresentação de sugestões para melhorar a atuação da Justiça Eleitoral mineira e a prestação de serviços à sociedade em eleições futuras. Participaram desta etapa representantes dos cartórios eleitorais (grupo Escuta Minas), servidores e juízes integrantes do Comitê Gestor Regional de Priorização do 1º Grau de Jurisdição e gestores da Secretaria do TRE.
Na próxima fase, ao longo do mês de abril, as unidades da Secretaria vão avaliar as sugestões apresentadas e definir quais delas serão atendidas e transformadas em projetos ou planos de ação a serem executados na preparação para as eleições municipais de 2024. Também nessa fase, assuntos de competência exclusiva da Secretaria do Tribunal serão objeto de avaliação e sugestões, tais como a gestão de ambientes de eleição, registro de candidaturas (em eleições gerais), coordenação e execução da cerimônia de diplomação, entre outros.
Os resultados finais da Avaliação das Eleições serão divulgados para o público interno do TRE por meio de um encontro virtual. E para a sociedade por meio de um relatório a ser publicado no site do Tribunal.
As sugestões apresentadas durante a avaliação das eleições que estiverem relacionadas à competência do Tribunal Superior Eleitoral, tais como as resoluções da Corte Superior ou o aprimoramento de sistemas eleitorais, serão encaminhadas ao TSE.
Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.