Diretor-executivo da EJE do TRE participa do XX CODEJE em Brasília
Os desafios para as Eleições de 2024 foram debatidos no evento

Nesta segunda-feira (20), o desembargador Joemilson Donizetti Lopes, diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), participou do XX Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje), que ocorreu na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
“Temos de nos preparar para fazer frente permanente no enfretamento do que tange à busca por utilizar a capacidade da Justiça Eleitoral de ser árbitro nos processos constituintes da nossa democracia e não se acovardar", disse o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) da Corte, Floriano de Azevedo Marques, na cerimônia de abertura.
Em seguida, os principais desafios da Justiça Eleitoral para as Eleições Municipais de 2024 foi o tema abordado pelo advogado e ex-ministro do TSE, Joelson Dias, segundo conferencista do evento.
Além do desembargador Joemilson Donizetti, esteve presente ao evento a servidora Marinéia Vieira de Almeida Marques, titular da Seção de Pesquisa e Cidadania da EJE-MG.
Eixos prioritários para as Eleições 2024
Também foram definidos os eixos temáticos prioritários para as Eleições Municipais de 2024, os quais serão desenvolvidos pelas EJEs.
Carta do XX Codeje
Ao final do evento, foi elaborada a Carta do XX Codeje, destacando a necessidade de ampliação do papel das EJEs como elo de interlocução com a sociedade. Também está presente a pertinência de preparar a capacitação para o enfrentamento dos desafios contemporâneos das próximas eleições, como a fraude às cotas de gênero, a desinformação e a avaliação de provas em meio digital.
Após a aprovação da Carta, o evento foi encerrado pelo desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, presidente do TRE-SP.
Siga-nos no X (antigo Twitter) e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.