TRE promove palestra na campanha Novembro Azul
Ações voltadas para a saúde masculina fazem parte da campanha
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), por meio de sua Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Coordenadoria de Atenção à Saúde (CAS) e a Seção de Promoção da Saúde e Perícia (SEPER), promoveu, nesta quinta-feira (23), palestra e jogo da memória para chamar a atenção para a campanha “Novembro Azul”. O evento ocorreu no auditório do TRE.
A palestrante Elisa Antunes Resende, graduada em enfermagem pela PUC-MG, professora de curso técnico em enfermagem, extensão em transplantes pelo MG Transplantes, alertou sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e, consequentemente, física masculina. Ressaltou que os homens não gostam de cuidar da própria saúde.
“O maior índice de suicídios é cometido por homens. Cerca de 78%, o qual pode ser atribuído à falta de acompanhamentos. Então, a gente lembra, mais uma vez, da importância de cuidarmos da nossa mente. Quando cuidamos da mente, consequentemente estamos cuidando do nosso corpo”, disse.
Na oportunidade foram tratadas questões importantes sobre os sintomas, diagnóstico e prevenção do câncer de próstata, assim como hábitos saudáveis relacionados à saúde do homem.
Neste mês de novembro, o TRE vem desenvolvendo e veiculando ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e cuidados com a saúde masculina. Ao aderir a essa importante campanha internacional, o Tribunal tem por objetivo compartilhar informações sobre o câncer de próstata, promovendo a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico, contribuindo para a redução da mortalidade e melhora na qualidade de vida.
As falas da palestrante corroboram o que foi dito por Itamar Gusmão de Oliveira Júnior, médico do TRE, quando afirmou que os homens são epidemiologicamente mais vulneráveis a uma série de doenças, como as cardiovasculares e traumatismos externos, o que repercute em uma taxa de mortalidade maior e uma expectativa de vida menor.
Itamar enfatizou a importância das campanhas e das palestras para que se possa mudar a cultura masculina, a resistência em fazer exames e procurar por médico, mesmo quando doentes. “É muito importante a prevenção e a mudança dessa cultura pouco a pouco na sociedade, para que o homem cuide mais da própria saúde”, afirmou.
Novembro Azul
O movimento Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, com objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, e é a segunda causa de óbito por câncer entre os homens.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A UNIMED possui o programa “Viver Bem” que contém informações a respeito do assunto. Para saber mais acesso os links abaixo e durante este mês de novembro, o portal interno do Tribunal trará a marca da campanha – o conhecido laço azul -, além de publicações sobre o tema nas redes sociais da instituição: X (antigo Twitter), Facebook e Instagram.
Saiba mais:
Prevenção de Câncer de Próstata
Saúde do Homem: cuidado preventivo e qualidade de vida
Siga-nos no X (antigo Twitter) no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.