TRE promove ações na campanha Outubro Rosa
Palestra de conscientização das servidoras, logomarca da campanha na intranet e postagens nas redes sociais fazem parte das ações
O mês de outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O objetivo do Outubro Rosa, celebrado anualmente desde os anos 1990, é compartilhar informações sobre o câncer de mama, promovendo a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
O Tribunal está atento à importância da campanha e ações estão sendo promovidas no mês de outubro, objetivando multiplicar o conhecimento sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Neste dia 5 de outubro, a área de saúde do Tribunal promoveu uma palestra que tratou de tópicos importantes sobre a prevenção do câncer de mama. A palestrante foi Elisa Antunes Resende (foto abaixo), graduada em Enfermagem pela PUC, professora de Curso Técnico em Enfermagem, extensão em transplantes pelo MG Transplantes.
O evento foi aberto pela integrante da Corte Eleitoral, Patrícia Henriques, que destacou o fato de o Tribunal estar “oferecendo mais uma ação para os cuidados com o nosso bem maior, que é a nossa saúde”, e que “não deixemos para o próximo novembro os cuidados necessários para nos prevenirmos o máximo possível contra esse adoecimento e contra todos os outros”.
Durante o mês de outubro, o portal interno do Tribunal terá a marca da campanha – o conhecido laço rosa -, além de publicações sobre o tema nas redes sociais da instituição: X (antigo Twitter), Facebook e Instagram.
Outubro Rosa
O décimo mês do ano é conhecido mundialmente por apresentar diversas ações relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce, que é o principal objetivo da campanha Outubro Rosa, ressaltando a relevância de conhecer os sintomas de câncer de mama e os fatores de risco.
Tal iniciativa começou a ficar conhecida com esse nome nos anos 1990 e vem ganhando cada vez mais notoriedade. O principal objetivo é proporcionar à população maior acesso aos serviços, proporcionando diagnóstico e tratamento mais precoces, buscando reduzir a mortalidade.
O INCA (Instituto Nacional de Câncer) participa do movimento Outubro Rosa desde 2010 e também promove debates, apresentações e eventos técnicos que falam sobre a doença e a importância de que ela seja diagnosticada precocemente para que a paciente tenha mais possibilidades de tratamento.
O câncer de mama é uma questão de saúde pública de grande relevância no Brasil. Por essa razão, é importante conhecer seus sintomas. Esse é um dos tipos de câncer com mais incidência no país, representando 10,5% dos casos da doença, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Siga-nos no X (antigo Twitter) e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.