Objetos históricos são expostos na sede do Tribunal Regional Eleitoral
A mostra “Ponto da Memória” aproxima a história da Justiça Eleitoral dos visitantes e dos servidores
Encontra-se no prédio-sede do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, TRE-MG, a mostra “Ponto da Memória”, que contém objetos históricos pertencentes à Memória Institucional da Justiça Eleitoral. O projeto se constitui em uma exposição, por 30 dias, de itens do acervo do Centro de Memória da Justiça Eleitoral em local diverso do Centro de Memória da Justiça Eleitoral.
Trata-se de uma iniciativa da Seção de Memória Eleitoral do TRE-MG, com objetivo de divulgar os itens que compõe a história da Justiça Eleitoral e despertar, nos servidores e nos visitantes, a curiosidade de saber mais detalhes sobre os objetos expostos e de conhecer o Centro de Memória da Justiça Eleitoral.
Atualmente está exposta a foto do “Batalhão Feminino João Pessoa”, fundado em 5 de outubro de 1930, pela advogada mineira Elvira Komel, que, em maio de 1929, foi a primeira eleitora a exercer o direito de voto em Minas Gerais, tendo sido a segunda mulher mineira a se alistar para ter o direito do exercício do voto. O Batalhão, que contava com a participação de oito mil mulheres de 52 municípios do Estado de Minas Gerais, marcou uma importante época de lutas pelos direitos das mulheres no Brasil, sendo uma iniciativa única em todo o país.
Nesta primeira etapa, o “Ponto da Memória” encontra-se instalado apenas no edifício-sede do TRE-MG. O projeto pretende abranger outras unidades do Tribunal, para que a divulgação dos materiais seja ainda maior.
Esta prática da exposição avançada do acervo é utilizada em várias instituições museais no Brasil e no mundo. Geralmente essas instituições denominam essa prática de "objeto do mês". Deste modo, destacando-se um objeto do acervo com determinada periodicidade, vai-se criando também uma cultura de Memória; de história; de pertencimento das pessoas à instituição à qual se encontram ligados.
Centro de Memória da Justiça Eleitoral
Neste ano de 2023, o Centro de Memória da Justiça Eleitoral completa 10 anos de instalação no espaço onde se encontra atualmente. A instalação ocorreu em agosto de 2013 e, desde 2014, vêm sendo realizadas mostras e exposições temáticas. Funciona na Avenida Prudente de Morais, 320, 1º andar, em Belo Horizonte. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.