Palestra no TRE abre projeto Câmara Mirim de 2024
O projeto Câmara Mirim conta com a parceria da Escola Judiciária do Tribunal e é desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte
O TRE recebeu, nesta quarta (24), as alunas e os alunos que participarão do projeto Câmara Mirim (CAMIR) de 2024. Neste ano, teremos 167 candidatas e candidatos mirins (estudantes dos anos 6° ao 9°) de 16 escolas participantes. No próximo dia 8 de maio acontece a eleição, com o uso de urnas eletrônicas, para os novos integrantes da Câmara Mirim de Belo Horizonte.
A abertura do encontro foi feita pelo juiz auxiliar da vice-presidência do TRE, Paulo Roberto Maia Alves Ferreira.
Todos os presentes ao evento ouviram uma palestra da servidora do TRE, Sabrina de Paula Braga, que tratou das eleições e das regras para candidatas e candidatos e ainda participaram de um painel sobre processo eletrônico de votação realizado pela, também servidora do TRE, Valéria Machado. Após, conheceram o Centro de Memória Eleitoral em uma visita guiada.
No evento, os candidatas e candidatos ao CAMIR, por meio da auditoria de validação de dados parametrizados, puderam verificar, na urna eletrônica, a regularidade dos seus dados e dos registros de cada escola participante, de acordo com o sistema oficial que será utilizado na eleição.
Na eleição do CAMIR deste ano, cerca de 5.600 estudantes irão às urnas para escolher 48 vereadoras e vereadores mirins de Belo Horizonte.
Participam do projeto o Centro Pedagógico da UFMG, Colégio Batista Mineiro (unidade Castelo), Colégio Batista Mineiro (unidade Floresta), Colégio Cristão Efigênia Tobias, Maple Bear Canadian School, Escola Estadual Henrique Diniz e Escolas Municipais Dom Orione, Henriqueta Lisboa, Luiz Gonzaga Junior, Maria Silveira, Milton Campos, Oswaldo França Júnior, Professora Acidália Lott, Solar Rubi, Tristão da Cunha e Zilda Arns.
Projeto Câmara Mirim
O Projeto Câmara Mirim é desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral e o Centro Pedagógico da UFMG.
Tem por objetivo promover a educação para a cidadania, com foco na formação ética e política de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, proporcionando aos alunos das escolas a oportunidade de aprenderem sobre o processo legislativo, participarem de um processo eleitoral de escolha de vereadoras e vereadores mirins e ainda desenvolverem habilidades de oratória e trabalho em equipe.
Durante o mandato, os vereadores mirins participam mensalmente de uma sessão da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Em seus trabalhos, apresentam e debatem propostas sobre temas de ordem social, ambiental, econômica e política. As propostas aprovadas são enviadas à Comissão de Participação Popular da CMBH, para avaliação, podendo ser encaminhadas para tramitação no Plenário da Câmara Municipal.
O projeto teve início em 2008 e, com exceção de 2020 e 2021, é realizado anualmente pelas instituições parceiras: TREMG, Câmara Municipal de BH, Prefeitura de BH e UFMG.
Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.