Acessibilidade: TRE adquire mais 157 cadeiras de rodas para uso nos cartórios eleitorais
Equipamentos vão facilitar o atendimento a pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção
Em mais uma iniciativa para ampliar a acessibilidade na Justiça Eleitoral mineira, o TRE-MG adquiriu 157 novas cadeiras de rodas que serão destinadas a zonas eleitorais de 154 municípios. Com a medida, o Tribunal passa a ter 190 cadeiras de rodas disponíveis para atendimento a pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção, em 179 municípios. O número corresponde a 70,5% dos municípios que são sede de zona eleitoral (254).
Confira a relação dos municípios que contam com cadeiras de rodas para atendimento ao eleitor.
A primeira aquisição de cadeiras de rodas aconteceu em 2021. Os equipamentos foram destinados a centrais de atendimento ao eleitor em municípios com mais de 100 mil eleitores. Em 2022, foram compradas e distribuídas mais 11 cadeiras de rodas.
Os equipamentos adquiridos em 2024 foram conferidos por servidores do TRE no início de dezembro e já estão sendo enviados para os cartórios eleitorais.
A titular da Coordenadoria de Responsabilidade Social, Lara Ferreira, explica que a Lei 10.098/2000 prevê que os estabelecimentos que têm atendimento ao público ofereçam cadeiras de rodas para garantir a acessibilidade. "O TRE já oferecia, em Belo Horizonte e nas maiores centrais de atendimento do estado, cadeiras de rodas para o atendimento de eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida. Agora, com a aquisição de mais 157 cadeiras, será possível oferecer essa importante medida de inclusão em diversos municípios", ressalta.
Conheça mais sobre o Programa de Acessibilidade do TRE-MG.
Curta nossa página no Facebook.