Desembargador Ramom Tácio recebe título de cidadão honorário de Belo Horizonte
Homenagem foi entregue pela Câmara Municipal da capital mineira
Em solenidade realizada na noite de quinta-feira (5), o presidente do TRE-MG, desembargador Ramom Tácio de Oliveira, recebeu o título de cidadão honorário de Belo Horizonte. A homenagem foi entregue pela Câmara Municipal da capital mineira.
Em pronunciamento, o desembargador Ramom (foto abaixo) se referiu à homenagem como conquista, e agradeceu o carinho da Câmara Municipal da “agora minha Belo Horizonte”. Ele relembrou um pouco da sua trajetória e se emocionou ao falar dos pais e dos valores que eles transmitiram, mesmo com pouca escolaridade.
O desembargador também agradeceu a presença de todos na solenidade. Disse que é “um privilégio fazer parte da Justiça Eleitoral” e elogiou os servidores, ressaltando que vê no olhar de cada um a preocupação com a sociedade.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Gabriel Azevedo, afirmou que admira o desembargador Ramom pela pessoa verdadeira que ele é e por sua função relevante. “Faltava ser belorizontino, e esse defeito a Câmara Municipal está corrigindo”, comentou. Ele elogiou a Justiça Eleitoral brasileira, citando que “a urna eletrônica é exemplo para o planeta” e que a Justiça Eleitoral “tem lições a dar para o mundo e faz a democracia acontecer”.
Familiares do desembargador acompanharam a homenagem. Também estavam presentes os integrantes da Corte Eleitoral mineira, servidores do Tribunal, juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça e representantes do Governo do Estado de Minas Gerais, Tribunal Regional Federal da 6ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Tribunal de Justiça Militar, Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG).
Trajetória
Natural de Felixlândia/MG, Ramom Tácio graduou-se em Direito pelo Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM). Mestre e doutor em Direito Público, ingressou na magistratura em 1990. No TRE, foi diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral de junho de 2016 a junho de 2017. De junho de 2022 a junho de 2023, ocupou a vaga de desembargador substituto na Corte Eleitoral. O desembargador foi vice-presidente do TRE-MG e corregedor regional eleitoral de junho de 2023 a junho de 2024, quando assumiu a presidência do Regional mineiro.
Veja mais fotos no Flickr.
Curta nossa página no Facebook.