Vereadores eleitos em Belo Horizonte são diplomados

Solenidade aconteceu no dia 18 de dezembro

Foto mostra um grande auditório com a plateia em primeiro plano. Ao fundo, o desembargador Ramom...

As vereadoras e vereadores de Belo Horizonte já estão aptos a assumirem o mandato em 2025. Eles foram diplomados pelo Foro Eleitoral da capital mineira nesta quarta-feira (18), em solenidade realizada no Minascentro e transmitida ao vivo no canal do TRE no YouTube.

As vereadoras e vereadores foram chamados ao palco por ordem alfabética. O prefeito reeleito, Fuad Noman, não compareceu à solenidade, por estar se recuperando de um tratamento de saúde. Mas enviou uma mensagem, em que parabenizou as vereadoras e vereadores eleitos e o vice-prefeito, Álvaro Damião.

Fuad Noman desejou sorte a todos, “ressaltando a importância de cultivarmos uma relação próspera e independente, em busca do bem-estar de nossa cidade e dos cidadãos belo-horizontinos”.

Confira a íntegra da mensagem do prefeito Fuad Noman.

O vice-prefeito, Álvaro Damião, estava presente, mas optou por não receber o diploma na solenidade, em respeito à ausência de Fuad Noman.

Discursos

O vice-governador de Minas Gerais, Professor Matheus, saudou as eleitas e eleitos. Falou sobre a importância de os vereadores terem coragem e disposição para conduzir os problemas da cidade, na busca da construção de soluções. E elogiou o “trabalho irretocável da Justiça Eleitoral”, dizendo que a diplomação “Coroa a atuação da Justiça Eleitoral na condução daquilo que é o centro da democracia brasileira: a manifestação popular através do voto”.

O presidente do TRE-MG, desembargador Ramom Tácio, iniciou sua fala reafirmando que a eleição é uma festa cívica, e que o eleitor é a figura mais importante no estado democrático de direito. Também afirmou que “Chegou a hora de o eleito atender à expectativa da população. De transformar a nossa cidade em um mundo melhor para se viver. Que vocês, que foram eleitos para representar a população belo-horizontina, façam dessa cidade o melhor espaço do mundo”.

Por fim, elogiou e agradeceu a dedicação de servidores, magistrados, mesários e demais colaboradores da Justiça Eleitoral. E defendeu a urna eletrônica e o sistema eletrônico de votação, “que garantem rapidez e segurança ao processo eleitoral”.

O juiz diretor do Foro Eleitoral de Belo Horizonte, Jair Francisco dos Santos, destacou a “atuação firme, técnica e imparcial da Justiça Eleitoral, assegurando que a vontade popular seja respeitada e garantindo um processo eleitoral moderno, transparente e confiável”.

Jair Francisco parabenizou os vereadores eleitos e desejou sucesso na caminhada. Também desejou uma pronta recuperação ao prefeito Fuad Noman, e que “governe para todos, com responsabilidade, transparência e compromisso com o bem-estar de todos os moradores da capital”.

Estavam presentes na solenidade o vice-presidente e corregedor do TRE, desembargador Júlio César Lorens; a diretora-geral do Tribunal, Sandra Freire; integrantes da Corte Eleitoral; juízes e servidores das 18 zonas eleitorais de Belo Horizonte; familiares e amigos dos diplomandos. Também compareceram representantes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Tribunal Regional Federal da 6ª Região, Tribunal de Justiça Militar, Ministério Público, Procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais, Defensoria Pública de Minas Gerais e forças de segurança.

O que é a diplomação

A diplomação dos eleitos é um ato previsto na legislação e marca o encerramento do processo eleitoral. O ato consiste na entrega do diploma aos eleitos, um documento oficial emitido pelo Foro Eleitoral ou cartório eleitoral de cada município, e que é condição para a posse em 2025.

O calendário eleitoral estabelece que a diplomação deve ser realizada até o dia 19 de dezembro. Cabe ao juiz eleitoral ou diretor do Foro Eleitoral de cada município definir a data e formato da entrega dos diplomas.

No caso de solenidade presencial, a pessoa eleita que não puder comparecer ou que não quiser receber o seu diploma na solenidade pode retirá-lo no cartório eleitoral ou Foro Eleitoral do município. Ou emitir o documento de forma eletrônica, por meio de sistema próprio da Justiça Eleitoral.

 

Confira as fotos da diplomação dos eleitos de Belo Horizonte.

 

Siga-nos no Instagram e no X.

Curta nossa página no Facebook.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido