Presidente do TRE-MG visita nova sede da Justiça Eleitoral em Juiz de Fora
O novo imóvel é mais acessível e oferece mais conforto a eleitores e servidores
O juiz Orfeu Sérgio Ferreira Filho, da 153ª Zona Eleitoral e diretor do Foro Eleitoral de Juiz de Fora, falou sobre a conquista de a Justiça Eleitoral ter uma sede própria na cidade. Ele enfatizou que o prédio atende bem às necessidades dos cartórios eleitorais e destacou o empenho das servidoras e servidores no atendimento ao eleitorado e outras atividades das zonas eleitorais.
O vice-presidente e corregedor, desembargador Júlio Lorens, mencionou a preocupação da Corregedoria com a infraestrutura das zonas eleitorais, para que possam prestar um serviço de qualidade para o eleitor, que “é o principal destinatário dos nossos serviços”.
O presidente do Tribunal citou as características da nova sede dos cartórios eleitorais em Juiz de Fora e mencionou que todo investimento em melhorias “é uma exaltação ao eleitor. O nosso papel é executar ações para que o eleitor esteja preparado para exercer o voto livre e seguro”. O desembargador Ramom Tácio também fez questão de reconhecer a importância do trabalho das servidoras e servidores.
Entre as autoridades que acompanharam a visita, estavam a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão; o presidente da Câmara Municipal, Zé Márcio Garotinho; representantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil. Também estiveram presentes os juízes Edir Guerson de Medeiros (152ª ZE), Paulo Tristão Machado Júnior (315ª ZE) e Flávia Vasconcelos Araújo (349ª ZE); além de servidoras e servidores das quatro zonas eleitorais de Juiz de Fora e da Secretaria de Gestão de Serviços do Tribunal.
Sobre a nova sede
A nova sede da Justiça Eleitoral fica na Rua Santo Antônio, 711, no centro de Juiz de Fora. Ela está em funcionamento desde o dia 1º de julho de 2024. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.
O imóvel é mais acessível que a antiga sede. Tem rampa de acesso na entrada e banheiro adaptado. No andar térreo, funciona a Central de Atendimento ao Eleitor, com oito guichês de atendimento, guichê de triagem, área de espera e três banheiros, sendo um com acessibilidade. O espaço tem janelas amplas, o que garante boa iluminação e ventilação e, assim, mais conforto a eleitores e servidores.
Também no térreo, ficam os cartórios das quatro zonas eleitorais da cidade (152ª, 153ª, 315ª e 349ª), sala de audiências, copa e banheiros para as servidoras e servidores. No segundo andar, ficam os arquivos, depósito e sala de reuniões.
O imóvel pertence à União e foi cedido à Justiça Eleitoral, sem custo. Com isso, a economia do TRE-MG deve ser de aproximadamente R$ 370.000,00 por ano, incluindo aluguel, IPTU e contribuição de condomínio.