Eleições 2024: Estudante universitário, seja mesário voluntário
Folga no trabalho, auxílio alimentação e desempate em concurso público são alguns dos benefícios previstos na legislação
As mesárias e os mesários são fundamentais para a realização das eleições, pois atuam perante a mesa receptora de votos, viabilizando o exercício do direito de voto pelos cidadãos. A Justiça Eleitoral incentiva que todas as pessoas convocadas a atuar como mesário trabalhem, nessa fase importante do processo eleitoral, de forma voluntária.
Desde 2012, o projeto mesário voluntário universitário vem incentivando que estudantes de universidades públicas ou particulares se inscrevam para trabalhar no dia das eleições, no 1º e 2º turnos, onde houver. Para que as universitárias e universitários possam usufruir dos benefícios previstos na legislação, as instituições de ensino superior devem firmar convênio com a Justiça Eleitoral. Consulte a lista de entidades conveniadas com o TRE-MG.
Ainda, para ser mesário voluntário é preciso que o estudante seja maior de 18 anos e não possua pendências com a Justiça Eleitoral. Não pode ser mesária e mesário os candidatos e parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, cônjuge, integrantes de órgãos partidários que exerçam função executiva, autoridades e agentes policiais, funcionários em cargo de confiança do Executivo e pessoas que pertençam à Justiça Eleitoral.
Vantagens e benefícios
As vantagens estão relacionadas a quantidade de horas computadas como atividades extracurriculares, quais sejam: 20 horas complementares, referentes ao Dia da Eleição; 8 horas complementares, referentes a cada dia trabalhado que não seja no dia da eleição e 4 horas complementares, referentes à comprovação de participação em treinamento.
A atuação em pleito eleitoral pode ser utilizada como critério de desempate em concursos públicos, se previsto em edital; dois dias de folga em seu trabalho, para cada dia de convocação pela Justiça Eleitoral, chegando ao máximo de seis dias de descanso e o recebimento de auxílio-alimentação em cada turno de votação. Essas vantagens previstas na legislação se aplicam tanto aos universitários como aos mesários em geral.
Inscrição
A inscrição para mesário voluntário pode ser feita no site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais ou pelo aplicativo E-Título, disponível nas lojas dos Sistemas IOS e Android. Para maiores informações, os interessados podem consultar o Canal do Mesário da Justiça Eleitoral.
Curta nossa página no Facebook.