Gabinete Institucional de Segurança faz primeira reunião para as Eleições 2024

GIS será responsável por planejar a segurança das eleições em Minas Gerais

A foto mostra várias pessoas, de diferentes características físicas, sentadas ao redor de uma me...

O Gabinete Institucional de Segurança (GIS) das Eleições 2024 foi instalado oficialmente nesta quinta-feira, 27 de junho - a 100 dias da votação. Representantes das 11 instituições que integram o grupo participaram de uma reunião na sede do TRE-MG, em Belo Horizonte.

A reunião foi conduzida pelo coordenador do Gabinete, desembargador Paulo Tamburini. Também estiveram presentes o presidente do TRE-MG, desembargador Ramom Tácio; e o vice-presidente e corregedor, desembargador Júlio Lorens. No encontro, as instituições começaram a discutir o cenário das eleições municipais e o planejamento de ações para garantir a segurança em todos os municípios de Minas Gerais.

A foto mostra várias pessoas, de diferentes características físicas, sentadas ao redor de uma me...

Na abertura da reunião, o presidente do TRE falou sobre a importância de trabalhar “para que as eleições transcorram de forma tranquila e os resultados sejam espelho da vontade popular”.

Já o vice-presidente e corregedor do Tribunal enalteceu a presença de todas as pessoas e disse  como é bom “ver as instituições conversando, focadas no bem comum e na democracia”.

Em entrevista a jornalistas, o desembargador Ramom Tácio, presidente do Tribunal, destacou que o início dos trabalhos do Gabinete Institucional de Segurança “É importantíssimo para a cidadania e a democracia, porque estamos cuidando da segurança das eleições”. O desembargador também mencionou que ações de eleições anteriores serão avaliadas e “em algum ponto que nós entendermos que precisa de aprimoramento, nós vamos atuar do modo melhor que possa acontecer”.

O coordenador do GIS, desembargador Paulo Tamburini, também mencionou que o GIS sempre busca aprimorar a sua atuação a cada eleição. E que será construído um mecanismo que enfrente os desafios atuais, que não são os mesmos das eleições anteriores.

Perguntado sobre como será esse mecanismo, o coordenador do GIS explicou: “Todo esse trabalho é extremamente técnico. Com base nas informações de outras eleições e nas informações disponíveis para esta eleição, criamos uma matriz de riscos. Essa matriz nos indica onde é que seria mais possível acontecer qual tipo de problema”.

Paulo Tamburini lembrou que temos a movimentação de quase 17 milhões de eleitoras e eleitores mineiros no dia da eleição, e afirmou que “É nossa missão que esse eleitor saia de casa tranquilo e vá votar com segurança”.

Sobre o GIS

O Gabinete Institucional de Segurança para as Eleições 2024 foi constituído pela Portaria Conjunta 09/2024. O grupo é integrado pelas seguintes instituições: TRE, Ministério Público Federal, Ministério Público de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Agência Brasileira de Inteligência e Exército.

O GIS é instalado em todas as eleições em Minas Gerais, desde 2008, e tem o objetivo de planejar e coordenar todas as ações de segurança no estado, relacionadas ao transporte e armazenamento de urnas eletrônicas; à segurança de locais de votação, ambientes de atuação da Justiça Eleitoral, servidores, magistrados e demais colaboradores.

 

 

Siga-nos no Instagram e no X.

Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido