Vereadores mirins tomam posse em Belo Horizonte
A solenidade aconteceu na Câmara Municipal
Nesta quarta-feira, 19 de junho, os 45 estudantes eleitos no Câmara Mirim tomaram posse para a 15ª legislatura do projeto. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Belo Horizonte.
O projeto é uma parceria entre o TRE, a Câmara Municipal de Belo Horizonte, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e o Centro Pedagógico da UFMG. Os 45 vereadores mirins são alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, das 15 escolas participantes do projeto. Eles foram eleitos em eleições com urna eletrônica, realizadas em 8 de maio, com apoio do Tribunal.
A juíza auxiliar da Presidência do TRE, Roberta Fonseca (segunda da esquerda para a direita), representou o Tribunal na solenidade. Em seu pronunciamento, a juíza disse que vem notando os progressos substanciais no projeto, que faz toda a diferença na vida dos adolescentes. E que “criar um ser político é fazer muito mais pela humanidade”.
Roberta Fonseca parabenizou os professores, que têm a sua admiração “por não desistirem nunca, embora as dificuldades se apresentem cada dia maiores no mundo atual”. Desejou a todos uma legislatura produtiva e que possam ser fonte de inspiração para os atuais e futuros vereadores de Belo Horizonte.
O Secretário Municipal de Educação de Belo Horizonte, Bruno Barral, disse que o trabalho dos vereadores mirins é de grande responsabilidade. “Vocês estão representando não apenas os desejos próprios, mas os desejos da comunidade escolar, do bairro e da cidade. Que seja um ano de muito crescimento e que levem a sério a função que os espera”, ressaltou.
O aluno Lucca Rodrigues de Oliveira, da Escola Municipal Dom Orione, agradeceu a oportunidade. Disse que está ansioso para trabalhar e ver as opiniões, ideias e como usar o poder que receberam dos colegas que os elegeram, para o melhor desenvolvimento da capital.
Projeto Câmara Mirim
O objetivo do Câmara Mirim é promover a educação para a cidadania, com foco na formação ética e política de estudantes dos anos finais do ensino fundamental. No projeto, eles podem aprender sobre o processo eleitoral e legislativo e desenvolver habilidades de oratória e trabalho em equipe.
O projeto teve início em 2008 e é realizado anualmente, com exceção de 2020 e 2021. Em 2024, participam do projeto o Colégio Batista Mineiro (unidades Castelo e Floresta), Colégio Cristão Efigênia Tobias, Maple Bear Canadian School, Escola Estadual Henrique Diniz e Escolas Municipais Dom Orione, Henriqueta Lisboa, Luiz Gonzaga Junior, Maria Silveira, Milton Campos, Oswaldo França Júnior, Professora Acidália Lott, Solar Rubi, Tristão da Cunha e Zilda Arns.
Leia mais:
24/04/2024 – Palestra no TRE abre projeto Câmara Mirim de 2024
08/05/2024 – Urnas eletrônicas são utilizadas na eleição para a Câmara Mirim de Belo Horizonte
22/05/2024 – TRE diploma vereadores mirins de Belo Horizonte
Curta nossa página no Facebook.