Escola Judiciária Eleitoral do TRE presta homenagens
Desembargador do TJMG Bruno Terra Dias recebe Medalha e retrato da juíza Roberta Rocha Fonseca é descerrado
Nesta sexta-feira (24), a Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (EJE-MG) outorgou a Medalha do Mérito Acadêmico Eleitoral “Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira” ao desembargador do TJMG Bruno Terra Dias. Na mesma oportunidade, houve a aposição do retrato da juíza Roberta Rocha Fonseca na galeria de ex-diretores da Escola Judiciária Eleitoral. A solenidade foi realizada na Sala de Sessões do Tribunal.
O juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (AMAGIS) ao saudar o desembargador Bruno Terra Dias, enalteceu o extenso currículo e a rica história pessoal do desembargador.
O homenageado agradeceu a honraria recebida, afirmando que estava com a “alma embargada de alegria”. Disse ser uma responsabilidade receber uma medalha que leva o nome do ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, professor Sálvio, que sempre respeitou o princípio da igualdade e da liberdade.
Acompanhada pelo diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral (EJEMG), desembargador Joemilson Donizetti Lopes, a homenageada Roberta Rocha Fonseca descerrou seu retrato. A foto será afixada na galeria dos ex-diretores executivos da EJE do TRE-MG, da qual esteve à frente no período de 22/6/2018 a 22/6/2021. Atualmente, a homenageada exerce a função de juíza auxiliar da Presidência do TRE.
Ao saudar a juíza Roberta Fonseca, o desembargador Joemilson Donizetti Lopes destacou sua liderança exemplar e gestão transformadora quando esteve à frente da EJE.
Roberta Fonseca, em seu pronunciamento, fez uma emocionada retrospectiva de sua história à frente da EJE, e, ao final, agradeceu a todos que estiveram com ela nessa caminhada.
Os dois homenageados foram saudados pelo desembargador do TJMG Nelson Missias de Morais, diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura.
Ao encerrar a cerimônia, o desembargador Octavio, presidente do TRE e do Coptrel, parabenizou os homenageados e destacou que “nesta sessão solene conseguimos juntar duas figuras ilustres para a magistratura mineira, para a Justiça Eleitoral e para o Poder Judiciário brasileiro”.
Estiveram presentes ao evento os integrantes titulares e substitutos da Corte Eleitoral; o procurador regional eleitoral José Jairo Gomes; os ex-presidentes do TRE, desembargadores Edgard Amorim, Pedro Bernardes, Rogério Medeiros, Alexandre Victor de Carvalho; além de outras autoridades.
O evento está disponível no canal do TRE no YouTube.
Perfis
Bruno Terra Dias é natural de Belo Horizonte, formado em Direito pela UFMG e pós-graduado em Ciências Forenses pela Unimontes. Ingressou na magistratura mineira em 1990, passando por diversas comarcas. Foi promovido ao cargo de desembargador em setembro de 2019, atualmente integra a 6ª Câmara Criminal.
Foi presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (AMAGIS) e vice-presidente de Saúde da AMAGIS. Membro efetivo da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB), do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG), do Instituto Histórico Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), ocupando a cadeira n.34, patrono Cristiano Otoni e membro das comissões de história do Brasil e antropologia.
Na Justiça eleitoral foi juiz eleitoral em todas as comarcas onde trabalhou e presidiu a Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral de Belo Horizonte na eleição municipal de 2016.
Roberta Rocha Fonseca graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Foi promotora de Justiça na Bahia (2000/2005), quando então ingressou na magistratura mineira. Foi juíza em Uberaba, Presidente Olegário, Sacramento, Nova Lima e Belo Horizonte.
Na Justiça eleitoral, atuou como juíza auxiliar da Presidência e Vice-Presidência e foi Diretora Executiva da Escola Judiciária Eleitoral. Está cedida para o TRE, exercendo, novamente, a função de juíza auxiliar da Presidência.
Saiba mais sobre Medalha do Mérito Acadêmico Eleitoral
A Medalha do Mérito Acadêmico Eleitoral “Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira” foi instituída em 2014, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. É uma distinção honorífica, em grau de comenda, oferecida por este Tribunal, por meio da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais, em reconhecimento a magistradas e magistrados, membros do Ministério Público, advogadas e advogados, servidoras e servidores, profissionais e demais pessoas por suas ações em prol da formação, preparação e aperfeiçoamento dos operadores do Direito e no desenvolvimento de projetos de conscientização para a cidadania.
O patrono da Escola Judiciária Eleitoral, Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, falecido em 2013, empresta seu nome à insígnia em uma homenagem à memória do grande magistrado e educador, idealizador das escolas judiciais no Brasil.
Curta nossa página no Facebook.
Veja as fotos no Flickr