TRE vence I Prêmio Inovação do TSE na categoria Sustentabilidade
Projeto é do servidor Sandro Leonel Brum, do cartório eleitoral de Lagoa Santa
O TRE mineiro foi o vencedor do I Prêmio Inovação do TSE na categoria Sustentabilidade. O projeto desenvolvido pelo servidor Sandro Leonel Brum, do cartório eleitoral de Lagoa Santa, voltado para a intimação de mesário via aplicativo de mensagens WhatsApp, dispensando o envio de carta, foi o escolhido, por meio de votação de todos os funcionários e colaboradores da Justiça Eleitoral, como o melhor na categoria.
Sandro recebeu a premiação das mãos da ministra substituta do TSE, Edilene Lôbo (à esquerda na foto). Ele estava acompanhado da diretora-geral do Tribunal, Cassiana Lopes Viana, que representava o presidente do TRE-MG, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini.
Segundo Sandro, a medida possibilitou eliminar totalmente os custos com impressão e envio de cartas de convocação. E gerou redução do uso de papel, tinta e energia na zona eleitoral, tornando mais sustentável a comunicação com mesários e outros auxiliares.
Os vencedores do I Prêmio de Inovação Eleitoral foram anunciados nessa quinta-feira (16), em cerimônia no TSE. Foram premiados projetos em dez categorias temáticas. Dentre os dez vencedores, foi entregue ainda o prêmio especial – Prêmio Inovação -, ao projeto que recebeu o maior número de votos. Venceu o projeto “Promoção de Políticas de Gênero no Âmbito do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) – Contratação de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica ou Familiar”. A iniciativa foi a mais votada dentre os finalistas, com 372 votos.
O diretor-geral do TSE, Rogério Galloro, afirmou que a premiação visa estimular novas ações inventivas que solucionem problemas comuns entre os órgãos da JE, com o compartilhamento de boas práticas e ideias que resultem na aproximação dos cartórios e dos tribunais eleitorais. “As iniciativas coletadas permitirão uma administração mais eficiente dos recursos informacionais, orçamentários e humanos da Justiça Eleitoral, evitando retrabalho e permitindo a solução de problemas comuns com sinergia e eficiência”, declarou.
Confira os vencedores de cada categoria:
Conheça o Prêmio
I Prêmio Inovação é uma iniciativa concebida no contexto das comemorações dos 90 anos da Justiça Eleitoral, com o fim de reconhecer e estimular, por meio de premiação em categorias, servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores de cartórios e Tribunais Eleitorais que tenham realizado iniciativas (projetos ou ações) inovadoras na Justiça Eleitoral, visando à solução de problemas comuns na atuação administrativa.
Objetiva, ainda, fomentar o compartilhamento, entre os Tribunais Eleitorais, das melhores práticas desenvolvidas por suas unidades e cartórios eleitorais em diferentes vertentes da atuação administrativa e eleitoral, bem como aproximar os Tribunais Eleitorais para troca de informações.
São dez categorias temáticas: atendimento à pessoa cidadã; comunicação e combate à desinformação; desenvolvimento democrático; gestão da informação e do conhecimento; memória eleitoral e institucional; modernização de processos de trabalho; soluções de TI, gestão e proteção de dados; sustentabilidade; transparência e fortalecimento da imagem da Justiça Eleitoral; e valorização profissional e combate ao assédio na Justiça Eleitoral.
A primeira edição do prêmio contou com a participação de 400 inscritos de 26 TREs e do TSE.
Os três finalistas de cada categoria foram escolhidos por comissões avaliadoras. Os vencedores foram escolhidos a partir de votação realizada entre os servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral.
*Com informações do portal do TSE
Curta nossa página no Facebook.