Urnas eletrônicas são utilizadas na eleição para a Câmara Mirim de Belo Horizonte
Foram eleitos 45 vereadoras e vereadores para esta 15ª legislatura
Nessa quarta-feira (8), as urnas eletrônicas foram utilizadas em 15 escolas públicas e particulares da Capital mineira para a eleição de 45 vereadoras e vereadores participantes do Projeto Câmara Mirim de Belo Horizonte (Camir) para a 15ª legislatura. A diplomação dos eleitos ocorrerá no dia 22 de maio de 2024, para mandato de um ano.
O projeto CAMIR é uma parceria entre a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) por meio de sua Escola Judiciária Eleitoral (EJEMG), a Secretaria Municipal de Educação e o Centro Pedagógico da UFMG.
Para esta eleição, foram preparadas 35 urnas eletrônicas, as quais funcionaram em 19 seções eleitorais. As 16 urnas restantes foram preparadas como contingência, caso fosse necessária a substituição durante a votação. O eleitorado apto a votar foi de 5.645 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e, ao todo, concorreram 167 candidatas e candidatos.
Durante o mandato, os vereadores mirins participarão mensalmente de uma sessão da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Em seus trabalhos, apresentam e debatem propostas sobre temas de ordem social, ambiental, econômica e política. As propostas aprovadas são enviadas à Comissão de Participação Popular da CMBH, para avaliação, podendo ser encaminhadas para tramitação no Plenário da Câmara Municipal.
O juiz auxiliar da vice-presidência e corregedoria regional eleitoral, Paulo Roberto Maia Alves Ferreira e o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Gabriel Azevedo acompanharam o processo de votação na Escola Municipal Oswaldo França Júnior, no bairro São Gabriel.
Projeto Câmara Mirim
O Projeto Camir é desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral e o Centro Pedagógico da UFMG.
O objetivo do projeto é promover a educação para a cidadania, com foco na formação ética e política de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, que poderão aprender sobre o processo legislativo e participar de um processo eleitoral de escolha de vereadoras e vereadores mirins e ainda desenvolverem habilidades de oratória e trabalho em equipe.
O projeto teve início em 2008 e, com exceção de 2020 e 2021, é realizado anualmente pelas instituições parceiras: TREMG, Câmara Municipal de BH, Prefeitura de BH e UFMG.
Em 2024, participam do projeto o Colégio Batista Mineiro (unidade Castelo), Colégio Batista Mineiro (unidade Floresta), Colégio Cristão Efigênia Tobias, Maple Bear Canadian School, Escola Estadual Henrique Diniz e Escolas Municipais Dom Orione, Henriqueta Lisboa, Luiz Gonzaga Junior, Maria Silveira, Milton Campos, Oswaldo França Júnior, Professora Acidália Lott, Solar Rubi, Tristão da Cunha e Zilda Arns.
Curta nossa página no Facebook.