TRE celebra o Dia da Consciência Negra
Palestra de combate ao racismo, destinada ao público em geral, comemora a data
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o Tribunal Regional Eleitoral realizará, no dia 19 de novembro, das 14h30 às 16 horas, a palestra “Como ser antirracista – aprendendo a reconhecer e a combater o racismo”, com transmissão no canal do TRE/MG no YouTube.
Os palestrantes serão Sabrina de Paula Braga, servidora do TRE-MG, mestre e doutoranda em Direito pela UFMG, e integrante da Comissão de Promoção de Igualdade Racial na Justiça Eleitoral; Leonardo Santos de Souza, servidor do TRE-PR, especialista em Direito Eleitoral; e Isabela Damasceno, advogada, mestre em Direito pela UFMG e Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB. Como mediadora atuará Juliana Gomes da Costa Sabino, servidora do TRE-MG, chefe da Seção de Acessibilidade de Inclusão e Gestora Regional do Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial do CNJ.
O objetivo do encontro é promover amplo conhecimento, debate e engajamento no combate de todas as formas de discriminação racial, principalmente no ambiente de trabalho. Como afirma a filósofa Ângela Danis “numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista”.
O evento analisará, também, a busca pela equidade racial, que deve ser constante, de modo a garantir que todas as pessoas, independentemente de sua raça, tenham as mesmas oportunidades e acesso aos recursos disponíveis, por meio de políticas públicas, programas educativos e iniciativas comunitárias, para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.
As pessoas interessadas podem acessar o canal do TRE-MG no YouTube sem necessidade de inscrição prévia.
Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro) foi criado por meio da Lei nº 12.519/2011, tornando-se símbolo da luta contra o racismo no país. A data celebra a resistência de Zumbi dos Palmares e dos africanos escravizados contra a escravidão, marcando a data em que o líder negro foi assassinado. O Dia da Consciência Negra foi transformado em feriado nacional em 2023 (Lei nº 14.759/2023) .
Curta nossa página no Facebook.