TRE homenageia servidoras com a Medalha Levindo Coelho
A honraria destaca o reconhecimento da Justiça Eleitoral à dedicação e aos serviços prestados pelas servidoras
Nessa terça-feira (19), o Tribunal Regional Eleitoral entregou a Medalha Levindo Coelho às servidoras Adriana Steiner de Melo e Irene Pereira Lopo, em reconhecimento pela dedicação e competência nos trabalhos realizados em prol da Justiça Eleitoral mineira. A solenidade ocorreu na Sala de Sessões do Tribunal e pode ser vista no canal do TRE no YouTube.
Adriana (no centro da foto) é servidora efetiva do TRE desde 2002. É formada em Direito pela Faculdade Milton Campos e pós-graduada em Direito Público. Trabalhou em diversos setores do Tribunal e desde junho de 2023 atua como titular da Assessoria Administrativa da Corregedoria Regional Eleitoral.
Em seu discurso, disse que sempre teve muito orgulho de pertencer à instituição, “uma justiça especializada em garantir o exercício da cidadania, não só nas eleições, mas aqui dentro. ”
Ressaltou que, em 2012, “passou a fazer parte de um grupo que precisa se superar a cada dia, porque o convívio com uma deficiência é um desafio. Então, o fato de eu estar aqui hoje tem um significado muito forte para mim, o dia a dia fica mais fácil quando estamos cercadas por pessoas que têm a sensibilidade de olhar para o outro”. E concluiu: “É um Tribunal inclusivo, que cuida”.
Irene é servidora requisitada pelo TRE, formada em Magistério (1998) e cursa atualmente Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Trabalhou nas Prefeituras de Juvenília e Montalvânia, e atualmente está lotada na 342ª Zona Eleitoral de Montalvânia, no Norte de Minas Gerais, onde ocupa a chefia do Cartório Eleitoral.
Trabalhando no cartório eleitoral desde 2006, afirmou que “a minha contribuição que hoje é reconhecida não é fruto de um trabalho isolado, mais sim de um esforço conjunto realizado com juízes, colegas servidores do quadro, requisitados, cedidos e colaboradores que passaram pela zona eleitoral de Montalvânia ao longo da minha jornada. “
Destacou que já participou de dez eleições, oito delas como chefe de cartório, e “posso afirmar que essa justiça especializada me trouxe muitos desafios, experiências que contribuíram para o meu crescimento não só como pessoa, mais também como profissional. ”
Ao saudar as homenageadas, a diretora-geral do TRE, Maria Sandra Cordeiro Azevedo Freire, afirmou que a medalha é um reconhecimento público ao trabalho realizado pelas servidoras que “contribuem de forma significativa para o aperfeiçoamento e fortalecimento da Justiça Eleitoral mineira”.
Disse mais que o fato de Irene ser uma servidora requisitada engrandece ainda mais a trajetória dela no Tribunal, “que representa uma força de trabalho imprescindível para o funcionamento dos nossos cartórios eleitorais”.
Ressaltou também a dedicação e a sensibilidade da colega Adriana “fundamentais para garantir a justiça e a equidade nos processos nos quais trabalha”.
Participaram da solenidade o desembargador Ramom Tácio de Oliveira, presidente do TRE, o vice-presidente e corregedor, desembargador Júlio César Lorens, o procurador regional eleitoral, José Jairo Gomes, integrantes da Corte Eleitoral, familiares e amigos das homenageadas.
Medalha
A Medalha Levindo Coelho Martins de Oliveira foi instituída em fevereiro de 2021, com o objetivo de reconhecer publicamente o trabalho de servidoras e servidores, que contribuíram forma significativa para o aperfeiçoamento e fortalecimento da Justiça Eleitoral mineira.
Levindo Coelho Martins de Oliveira, patrono da homenagem, atuou na Justiça Eleitoral de 1965 a 2006. Foi servidor, membro efetivo da Corte Eleitoral mineira (classe dos juristas) e ocupou por duas vezes o cargo de diretor-geral - de 1992 a 1994 e de 2002 a 2006. Também foi diretor-geral do TSE entre 1995 e 1996, quando a urna eletrônica foi implantada.
A cada edição são concedidas duas medalhas: uma para representante dos cartórios eleitorais e outra para representante da Secretaria.
A escolha dos homenageados é feita pelo Conselho Consultivo da Medalha, do qual fazem parte o presidente do Tribunal, o vice-presidente, a diretora-geral e o titular da Secretaria de Gestão de Pessoas.
Confira as fotos no Flickr.
Curta nossa página no Facebook.