Audiência pública no dia 26 definirá as urnas que serão auditadas no 2º turno
Audiência acontecerá no auditório do CREA-MG, com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-MG no YouTube
No próximo sábado (26), véspera do 2º turno das Eleições 2024, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais vai definir 16 seções eleitorais de Belo Horizonte e Uberaba cujas urnas serão auditadas por meio de dois procedimentos – o Teste de Integridade e o Teste de Autenticidade.
A audiência pública será conduzida pela juíza auxiliar da Corregedoria do TRE, Cristiana Martins Gualberto Ribeiro, que preside a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para as Eleições 2024. Ela acontecerá no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MG), a partir das 7h, e será transmitida ao vivo pela internet, no canal do TRE no YouTube.
O Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal acompanham todo o procedimento. Também são convidados os partidos políticos e coligações envolvidos no pleito, OAB e entidades que representam a sociedade civil, tais como o CREA e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), entre outras. Todas as etapas da auditoria também são acompanhadas por uma empresa de auditoria contratada pelo TSE.
Teste de Integridade
Das 16 urnas, oito serão submetidas ao Teste de Integridade, sendo uma de Uberaba e sete de Belo Horizonte. Elas poderão ser indicadas pelas entidades fiscalizadoras ou sorteadas. Entre as sete da capital mineira, uma será da Escola Estadual Pandiá Calógeras e passará pelo Teste de Integridade com Biometria.
As urnas são trazidas para o TRE no mesmo dia da audiência e substituídas por urnas eletrônicas de reserva das respectivas zonas eleitorais. As urnas de Uberaba serão transportadas por uma aeronave da Polícia Militar de Minas Gerais. As de Belo Horizonte serão recolhidas por veículos da Justiça Eleitoral.
Cédulas de papel serão preenchidas com votos em candidatos reais do município de cada seção eleitoral escolhida, e serão colocadas em urnas de lona no decorrer da tarde do dia 26. Logo após, essas urnas serão lacradas. No dia da eleição (27), os votos de cada urna de lona serão replicados nas respetivas urnas eletrônicas. Ao final do dia, será feita a apuração dos votos de papel e o resultado vai ser comparado com o que está no boletim da urna eletrônica associada a cada urna de lona.
Já no Teste de Integridade com biometria, que será feito com uma urna na Escola Estadual Pandiá Calógeras, em Belo Horizonte, a reprodução dos votos nas urnas eletrônicas é feita com a liberação da urna por meio da identificação biométrica de eleitores daquela seção escolhida para a auditoria. Os eleitores participam do teste de integridade de forma voluntária, depois de terem participado da votação oficial.
É importante explicar que os votos registrados nas urnas eletrônicas durante o Teste de Integridade não são computados no resultado oficial da eleição.
Teste de Autenticidade
Outras oito urnas passarão pelo Teste de Autenticidade, que acontece no dia da eleição, às 6h, nas próprias seções eleitorais. Serão sete seções de Belo Horizonte e uma de Uberaba.
Antes da impressão da zerésima, será emitido um relatório contendo os hashes (resumos digitais) e assinaturas dos programas instalados na urna. Essas informações poderão ser conferidas com as que estarão disponíveis no site do TSE, para checagem se são os mesmos sistemas assinados na cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais.
Saiba mais sobre as auditorias da votação eletrônica.