Prepare-se para o segundo turno das Eleições 2024
Eleitoras e eleitores de Belo Horizonte e Uberaba devem ficar atentos a orientações da Justiça Eleitoral
No próximo domingo (27), eleitoras e eleitores de Belo Horizonte e Uberaba voltam às urnas para escolher o novo prefeito ou prefeita. Aqueles que não votaram no primeiro turno podem votar normalmente no segundo turno.
Confira a seguir as principais orientações para a votação, que acontecerá das 8h às 17h.
Local de votação
Nenhum local de votação precisou ser alterado depois do 1º turno. Mas, para não ficar com dúvidas, cheque com antecedência o seu local de votação. Como fazer a consulta:
- site do TSE;
- app e-Título;
- Disque-Eleitor – 148 ou (31) 2116-3600.
Identificação
Para se identificar na seção eleitoral, o eleitor deve apresentar documento de identidade com foto. Pode ser carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho e carteiras de entidades profissionais reconhecidas por lei, como OAB, Conselho Regional de Medicina e outros.
A identificação também poderá ser feita pelo aplicativo e-Título, caso o eleitor já tenha feito a identificação biométrica e a foto apareça no aplicativo.
Biometria
Caso o eleitor já tenha feito a identificação biométrica, a sua identificação será confirmada pela leitura da biometria. Em Minas Gerais, dos 16.469.155 eleitores aptos a votar, 10.695.813 já possuem o cadastramento biométrico.
Qualquer eleitora ou eleitor que ainda não tenha cadastrado a biometria mas esteja com o título regular poderá votar normalmente.
Pode x não pode
No dia da eleição, a eleitora ou eleitor pode manifestar de forma individual e silenciosa a sua preferência por determinado candidato, partido, coligação ou federação. Podem ser utilizadas bandeiras, camisas, botons ou adesivos.
Mas não pode haver a aglomeração de pessoas com roupas ou instrumentos de propaganda de candidato, partido, coligação ou federação, de modo a caracterizar manifestação coletiva.
O uso do celular na cabine de votação é proibido. Assim como outros equipamentos eletrônicos, tais como câmeras fotográficas e filmadoras. Na hora de votar, os aparelhos devem ser deixados em local indicado pelos mesários.
Também é proibido o transporte de armas e munições, em todo o território nacional, por colecionadores, atiradores e caçadores, nas 24 horas que antecedem o pleito, no dia da eleição e nas 24 horas posteriores. O descumprimento dessa norma acarretará a prisão em flagrante por porte ilegal de arma.
Crimes eleitorais
É considerado crime no dia da eleição, punível com detenção de seis meses até um ano e multa:
- uso de autofalantes e amplificadores de som;
- realizar comício ou carreata;
- propaganda “boca de urna”: atuação junto a eleitores que se dirigem à seção eleitoral, visando a promover e pedir votos para seu candidato ou partido;
- divulgar propaganda de partido ou candidato;
- publicar novos conteúdos nas redes sociais ou impulsionar publicações.
Eleitoras e eleitores que presenciarem qualquer irregularidade no dia das eleições podem fazer uma denúncia pelo aplicativo Pardal ou junto ao Ministério Público de Minas Gerais.
Curta nossa página no Facebook.
Leia mais:
23/10/2024 - Justificativa de ausência ao segundo turno pode ser feita pelo e-Título
08/10/2024 - Eleitor que não votou no primeiro turno pode votar no segundo
01/10/2024 - Canais de atendimento do TRE podem te ajudar a se preparar para as eleições