Simulador de Votação ajuda eleitores a se familiarizarem com a urna eletrônica
Acesse a ferramenta no Portal do TSE e se prepare para votar nas Eleições 2024
Faltando apenas alguns dias para o 1º turno das Eleições Municipais 2024, que ocorre no dia 6 de outubro, a Justiça Eleitoral incentiva eleitoras e eleitores a treinar o voto no Simulador de Votação. Vale a pena experimentar o recurso para garantir uma maior familiaridade com a urna eletrônica, que materializa a democracia participativa no Brasil por meio do voto.
Criado para as Eleições 2014 e disponível na página do TSE, o Simulador de Votação ensina, de forma didática, os procedimentos para o momento da votação. Ele pode ser acessado por qualquer pessoa que esteja conectada à internet.
Conheça a ferramenta e treine seu voto para o 1º e o 2º turno das Eleições 2024.
Ao acessar o simulador, a pessoa deve selecionar o módulo de treinamento para o 1º turno das eleições municipais. Depois, abre-se outra com a imagem da urna eletrônica e um banner com os partidos fictícios, para clicar e conhecer os candidatos de cada partido.
A ferramenta traz explicações em áudio, texto, e Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Ordem de votação para as Eleições 2024
Conforme a Resolução TSE nº 23.736/2024, a pessoa irá votar, primeiramente, para vereadora ou vereador - são cinco dígitos. Em seguida, para prefeita ou prefeito - dois dígitos.
Em Belo Horizonte, haverá uma terceira votação, no referendo para a população dizer se aprova ou não a alteração da bandeira da cidade. Mas, atenção! A votação do referendo não aparece no simulador do TSE. Para saber como será essa votação, assista ao vídeo do TRE-MG sobre o referendo da bandeira de BH:
Leve sua colinha
A legislação eleitoral permite o uso da colinha pela eleitora e pelo eleitor no dia da votação. Assim, a pessoa pode levar à cabine uma anotação dos números em um papel. A colinha serve para ajudar a pessoa a não errar ou a não se esquecer dos números das candidatas e dos candidatos na votação.
Colinha - Belo Horizonte (com a votação do referendo sobre a bandeira)
Siga-nos no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.