TRE-MG reforça orientações sobre o referendo de Belo Horizonte
Eleitores da capital mineira terão que opinar sobre a mudança da bandeira da cidade
Nesta segunda-feira (30), o TRE-MG recebeu jornalistas para tirar dúvidas sobre o referendo que trata da alteração da bandeira da capital mineira. A entrevista coletiva aconteceu no Centro de Divulgação das Eleições, que foi instalado no auditório do TRE, em Belo Horizonte.
O juiz Jair Francisco dos Santos (foto acima, junto ao púlpito), diretor do Foro Eleitoral de Belo Horizonte, agradeceu a colaboração da imprensa na divulgação de informações sobre a consulta popular. E pediu que os eleitores procurem tirar todas as suas dúvidas sobre a consulta popular e decidir o voto antes de se dirigirem à seção eleitoral.
Quem respondeu às perguntas dos jornalistas foi o Secretário de Eleições do TRE, Pablo Aragão (foto abaixo). Ele lembrou que o referendo está acontecendo por causa de uma solicitação da Câmara Municipal, que em julho de 2023 aprovou uma lei para alterar a bandeira da capital mineira e submeteu a validade dessa lei à manifestação da população por meio de um referendo.
Pablo também falou sobre a campanha de esclarecimento que está sendo veiculada pelo Tribunal. E explicou que as imagens da bandeira atual e da proposta de nova bandeira não aparecerão na urna eletrônica. Mas que haverá cartazes nos locais de votação para os eleitores consultarem essas imagens.
A votação no referendo acontece na mesma urna eletrônica dos cargos da eleição municipal. Primeiro, o eleitor vota para vereador. Depois, para prefeito. Por último, haverá a votação no referendo. A pergunta que aparecerá na tela da urna eletrônica é “Você aprova a alteração da bandeira de Belo Horizonte?”.
O eleitor poderá digitar as seguintes opções:
- 1- SIM
- 2- NÃO
- Tecla BRANCO
- Qualquer número diferente de 1 e 2, para anular o voto.
Veja como será a votação no referendo da bandeira.
Uma urna eletrônica de treinamento estava disponível no CDE e os jornalistas presentes puderam fazer imagens para mostrar como será a votação.
Orientações gerais
Na entrevista coletiva, o juiz Jair Francisco dos Santos também reforçou algumas dicas importantes para o primeiro turno das eleições municipais. Entre elas, consultar o local de votação com antecedência, levar um documento de identidade com foto e uma colinha com os números dos candidatos e a opção de voto no referendo.
Siga-nos no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.