Título de eleitor regularizado é fundamental para quem vai se inscrever no Sisu

Processo seletivo unificado exige que candidata e candidato estejam em dia com a Justiça Eleitoral

Foto: Luiz Roberto/Secom/TSE - E-título - 16.01.2025

O Ministério da Educação (MEC) abriu a consulta de vagas para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. Segundo o cronograma oficial, o prazo para inscrições vai de 17 a 21 de janeiro.

A brasileira e o brasileiro maior de 18 anos que tiraram boas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pretendem se matricular em uma universidade pública pelo Sisu terão que apresentar, entre outros documentos exigidos, o título de eleitor. E é obrigatório que a pessoa esteja em dia com a Justiça Eleitoral, ou seja, sem nenhuma pendência registrada no cadastro.

Como o título de eleitor é documento indispensável, a Justiça Eleitoral alerta as candidatas e os candidatos para que tirem o título de eleitor o quanto antes, evitando o risco de perder o prazo de inscrição. Quem já tem o título de eleitor precisa conferir se está com alguma pendência e, se houver, fazer a regularização.

Como solicitar o título de eleitor

No site do TRE-MG, clique no link Autoatendimento Eleitoral, na aba "Serviços", situada no canto superior direito. Em seguida, clique em "Título Eleitoral" e, logo após, em “Tire seu título eleitoral”. Preencha os campos com os dados pessoais e siga as instruções.

Para o alistamento eleitoral, serão solicitados os seguintes documentos (digitalizados ou fotografados): 

  • documento oficial de identificação (frente e verso, quando for o caso);
  • comprovante de vínculo com o município (vínculo residencial, afetivo, familiar, profissional, comunitário ou de outra natureza que justifique a escolha da cidade);
  • comprovante de quitação militar, obrigatório somente para pessoas do gênero masculino no ano em que completam 19 anos;
  • uma foto estilo selfie, em que a pessoa aparece segurando o documento oficial de identificação ao lado da face. Não devem ser utilizados acessórios que dificultem reconhecer o rosto, tais como bonés, gorros etc.

Quando o pedido de alistamento eleitoral for deferido, basta acessar a loja virtual do celular ou tablet e fazer o download do e-Título. O aplicativo é gratuito e está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. No app, é possível ainda salvar uma versão do título de eleitor para impressão. Você também pode imprimir o documento no Autoatendimento Eleitoral (opção 9). 

O alistamento eleitoral também pode ser solicitado presencialmente, em um cartório eleitoral. O título de eleitor fica pronto na hora. Nos municípios mineiros, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.  

Confira os endereços dos cartórios eleitorais de Minas Gerais.

Regularização do título de eleitor

Eleitoras e eleitores que não estão em dia com a Justiça Eleitoral também podem ficar de fora do Sisu. No Autoatendimento Eleitoral, é possível verificar se há alguma multa a ser paga (opção ‘Débito Eleitoral’, consultar a situação do título (opção ‘Título eleitoral’) e, se ele estiver cancelado, solicitar a regularização (opção ‘Título Eleitoral’).

Confira o que fazer para regularizar o título de eleitor.

 

Siga-nos no Instagram e no X.

Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido