TRE conclui a avaliação das eleições de 2024
Encontro definiu ações a serem implementadas para melhoria do processo eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral realizou, nos dias 26 e 27 de março, a etapa final da Avaliação das Eleições 2024. O evento foi chamado de “Maratona Imersiva” e reuniu 60 participantes, entre servidoras e servidores dos cartórios e da Secretaria do Tribunal, juízas e juízes que atuam na Justiça Eleitoral.
O objetivo desse processo foi avaliar todos os aspectos relacionadas ao planejamento, preparação e realização das eleições de 2024, buscando melhorias a serem consideradas para implementação em eleições futuras.
Foram tratadas questões relevantes relacionadas ao registro das candidaturas; fiscalização da propaganda; apuração, transmissão, totalização e divulgação de resultados; enfrentamento à desinformação; promoção da responsabilidade socioambiental, da acessibilidade e da inclusão, entre outros. Nessa etapa final, foram consolidadas as sugestões com a apresentação de todos os temas e as soluções propostas.
Em sua manifestação, o Juiz Auxiliar da Presidência, Carlos Donizetti, agradeceu a participação e empenho de todos. Ele ressaltou que o trabalho resultou em um grande aprendizado e propostas inovadoras, que certamente serão implementadas pelo Tribunal, para melhoria constante da qualidade e agilidade dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral.
Sandra Freire, diretora-geral do Tribunal, destacou o alto nível das sugestões e projetos apresentados. E afirmou que todas as inovações são importantes para o Tribunal, que já começa a planejar as eleições de 2026.
Como aconteceu a Avaliação das Eleições de 2024
A avaliação das Eleições 2024 foi feita em quatro etapas. Nas três primeiras, foram colhidas as percepções das servidoras e servidores da Secretaria do Tribunal e dos cartórios eleitorais sobre a organização do pleito e atividades de cada área. E também as impressões das juízas e juízes eleitorais sobre questões da atuação da magistratura eleitoral.
Para a última etapa, foi definida a realização de encontro presencial, com representantes dos cartórios, da magistratura eleitoral e da Secretaria do Tribunal. Nessa fase, a discussão aconteceu a partir de relatos consolidados das etapas anteriores.
As propostas apresentadas no evento foram avaliadas por uma comissão, que indicou as três melhores. As sugestões e projetos serão desenvolvidos e implementados pelo TRE, servindo como base de consulta e informação na preparação para as próximas eleições.
Curta nossa página no Facebook.