Acessibilidade nas Eleições 2020
Diversas ações do TRE de Minas visam garantir às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida acesso amplo e irrestrito ao processo eleitoral, com segurança e autonomia . As ações do Programa de Acessibilidade envolvem o dia da eleição, a qualidade no atendimento e a possibilidade de o eleitor ser atendido sem barreiras físicas, além de buscar eliminar barreiras comportamentais, de comunicação, informação e educação.
Coordenadores de Acessibilidade
O projeto Coordenadores de Acessibilidade aconteceu em 2018 na capital Belo Horizonte e, com os resultados positivos, foi estendido para mais de 250 zonas eleitorais do interior do estado. Neste ano de 2020, tivemos cerca de 4 mil coordenadores de acessibilidade atuando em todo o estado.
Seções de fácil acesso
Minas tem, atualmente, 4.613 seções com acessibilidade, livres de barreiras e sinalizadas de modo a facilitar sua identificação para atender cerca de 103.160 pessoas com deficiência cadastrados no Estado. São mais de 400 seções com acessibilidade só em Belo Horizonte.
- Consulte as seções de votação de fácil acesso em Minas Gerais
Facilite Seu Voto
- Cartazete de identificação da Seção de Fácil Acesso
As seções de fácil acesso estarão identificadas com este cartazete (formato PDF).
- Cartaz Facilite seu Voto
Serão impressos dois cartazes (formato PDF) para cada local de votação com o objetivo de informar os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida sobre a reabertura do cadastro em 09 de dezembro, data a partir da qual eles poderão procurar os cartórios e se transferirem para uma seção de fácil acesso.
- Folheto Mesário
Será enviado um folheto (formato PDF) dentro de cada caderno de votação com informações sobre acessibilidade para orientar os mesários, inclusive, um leiaute de seção acessível.
Notícias
TRE convida eleitores para atuarem como coordenadores de acessibilidade nas Eleições 2020