Acervo
Ata e foto da Sessão de reinstalação do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais em 1945
Exposições
Exposições realizadas pelo Centro de Memória
Projeto Trem da História
MEMÓRIA ELEITORAL DE MINAS GERAIS
1932 – criação da Justiça Eleitoral - Inicia-se a produção de documentos e processos; notícias e fotografias em jornais; publicações (Código Eleitoral – o primeiro do Brasil
1937 – extinção da Justiça Eleitoral - (Desaparecem documentos e processos – grande parte apreendida pelo governo ditatorial).
1945 – reinstalação da Justiça Eleitoral
1948 – criação de quadro próprio de servidores (Lei 486 de 29/11.1948) – constituindo a figura do arquivista.
1949 – nomeação do primeiro arquivista do TRE-MG: Francisco Luiz Santos Pereira (Sessão de 03.01.1949).
1950 – Resolução nº 35, de 08.08. 1950 – regulamenta os serviços da Secretaria do Tribunal.
1971 – Criação de comissão para o levantamento dos processos e documentos com guarda permanente.
1987 – Designação de Hélio Vicente Vieira da Costa como chefe da Seção de Arquivo (19.02.1987-12.11.1991), primeiro servidor a se dedicar à causa da preservação da Memória Eleitoral.
1995 – Na celebração dos 50 anos de reinstalação do TRE-MG foi monta uma exposição de fotos sobre a inauguração da sede do Tribunal, em 1972. Foi feita a primeira pesquisa histórica a partir de entrevistas com os primeiros servidores do Tribunal.
1996 – Criação do Jornal Mural – onde foram divulgados, pela primeira vez, para o público interno, documentos, fotografias, objetos e relatos históricos da Justiça Eleitoral em Minas Gerais.
1997 – Criação da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, para elaboração da primeira Tabela de Temporalidade do Tribunal.
2002 – A Assessoria de Comunicação produziu um vídeo institucional para mostrar a história da Justiça Eleitoral. O vídeo foi exibido na cerimônia de Diplomação dos Eleitos
2005 – A celebração dos 60 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral em Minas Gerais Foi montada uma exposição de documentos, objetos e fotografias, elaboração de um, bem como uma edição especial do Jornal Mural (em forma de revista) com fotografias e artigos de servidores aposentados.
2006 – Exposição sobre os 10 anos da Urna Eletrônica com urnas antigas e modelos de urnas eletrônicas e de uma solenidade de entrega da Medalha do Mérito Eleitoral “Desembargador Vaz de Mello” ao servidor Roberto Siqueira, pioneiro na informatização do voto em Minas Gerais e no Brasil, e idealizador do teclado da urna eletrônica
2008 – Inauguração do primeiro espaço próprio para a exposição do acervo da Memória Eleitoral, com resgate das fotografias e biografias dos cinco primeiros presidentes. Paralelamente foi criada uma logomarca para a Memória Eleitoral e Foi criado um hotsite da Memória Eleitoral, com linha do tempo e outras informações. Nesse ano, o Centro de Memória recebeu a visita de grupos de alunos de escolas de primeiro grau.
2008 – Elaborado o calendário funcional 2009, dedicado à Memória Eleitoral.
2009 – Em junho, o Centro de Memória é extinto, por ordem do Desembargador José Tarcízio de Almeida Melo, Presidente do Tribunal.
2011 –Portaria 277, de 09.05.2011, da Diretoria-Geral, inclui atribuições da Assessoria de Cerimonial e Memória Eleitoral no Regimento Interno da Secretaria do Tribunal.
2012 – Resolução 884, de 08.05.2012, assinada pelo Desembargador José Altivo Brandão Teixeira – institui o Centro de Memória do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. 2011 – Portaria 277, de 09.05.2011, da Diretoria-Geral, inclui atribuições da Assessoria de Cerimonial e Memória Eleitoral no Regimento Interno da Secretaria do Tribunal.
2012 – Celebração dos 80 Anos de Instalação da Justiça Eleitoral – lançamento de um livreto comemorativo, aquisição, junto aos Correios e Telégrafos, de selos personalizados , outorgadas Medalhas do Mérito Eleitoral.
2013 – No dia 14 de junho, aniversário de reinstalação da Justiça Eleitoral, foi realizado o lançamento do livro do Concurso de Causos - “A História do TRE é também a minha história”, trabalho iniciado em 2012 .
2013 – No dia 9 de agosto, uma solenidade marcou a reabertura do Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Minas Gerais, desta vez no térreo da antiga sede do Tribunal. Na ocasião, o Centro de Memória ganhou uma nova logomarca
No Projeto Trem da História, estudantes do ensino fundamental e médio têm a oportunidade de conhecer aspectos importantes da história das eleições no Brasil e da Justiça Eleitoral.
Por meio de palestras interativas, os alunos são convidados a refletir sobre a participação de cada indivíduo nas transformações da sociedade e desafiados a descobrir o verdadeiro sentido da Cidadania.
Participando de votações simuladas na urna eletrônica o público infanto-juvenil pode conhecer de perto a dinâmica do voto informatizado, bem como as etapas exigidas por lei aos eleitores para o exercício do voto.
Uma visita ao Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Minas Gerais incentiva crianças e jovens a perceberem, nos objetos, fotografias e documentos, a evolução das leis e métodos eleitorais no Brasil, despertando um olhar crítico sobre o passado, o presente e o futuro das práticas eleitorais em nosso país.