Primeiro título e segunda via

O alistamento eleitoral (emissão da 1ª via do título) pode ser solicitado pelo Autoatendimento eleitoral ou presencialmente, em qualquer cartório eleitoral.

Confira os endereços dos cartórios eleitorais em Minas Gerais.

Os cartórios funcionam de segunda a sexta, das 12h às 17h.

Documentos necessários:

  • documento oficial de identidade que comprove a nacionalidade brasileira;
  • comprovante de endereço;
  • comprovante de quitação ou dispensa do serviço militar para homens que solicitarem atendimento no ano em que completam 19 anos.

Brasileiros naturalizados

Para se inscrever como eleitor, o brasileiro naturalizado também deverá apresentar o Certificado de Naturalização ou Certificado Provisório de Naturalização concedido pelo Ministério da Justiça.

Voto obrigatório

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para brasileiras e brasileiros que tenham entre 18 e 69 anos.

E são facultativos (opcionais) para jovens de 16 e 17 anos, pessoas analfabetas e cidadãos a partir dos 70 anos.

 

Tem alguma dúvida? Ligue para o Disque- Eleitor. De qualquer cidade de Minas, disque 148 (chamada com custo de ligação local). De outros estados, ligue (31) 2116-3600.

Se você perdeu o título de eleitor, pode acessar uma via digital do documento pelo e-Título. O aplicativo é gratuito e está disponível para sistemas Android e iOS.

Ele apresenta os dados da inscrição eleitoral e oferece acesso a diversos serviços, como a consulta de local de votação e emissão de certidões.

Para ter uma nova via impressa do título de eleitor, é necessário ir a um cartório eleitoral ou fazer a impressão do título no Autoatendimento eleitoral.

Confira os endereços dos cartórios eleitorais em Minas Gerais.

Os cartórios funcionam de segunda a sexta, das 12h às 17h.