Aquisições em Dia

Histórico

O processo de aquisição/contratação de bens e serviços no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) vem apresentando alguns problemas, que refletem negativamente em indicadores estratégicos da instituição. O indicador 5.1 do Planejamento Estratégico do TRE-MG (PETRE), que mensura a conclusão dos processos de aquisição/contratação em prazo que atenda à necessidade do requisitante (conforme registrado no Sistema de Planejamento de Aquisições e Proposta Orçamentária/SISPLAP), não vem alcançando, nos últimos dois anos, as metas previstas: em 2022, foi alcançado o percentual de 53,21 % dos processos concluídos no prazo, enquanto a meta prevista era de 65%. Em 2023, alcançado o percentual de 44% dos processos concluídos no prazo, enquanto a meta prevista era de 68%. O não cumprimento dos prazos esperados leva muitas vezes a sobrecarga para vários setores envolvidos, em especial na reta final do ano, e, ainda, reflete negativamente na execução orçamentária do Tribunal. Ou seja, não se realiza o cumprimento adequado, a tempo e modo, do planejamento das aquisições/contratações do Tribunal.

Equipe

NOME

UNIDADE

Karina Marcos Bedran

servidora com lotação na Secretaria

Paulo Roberto Mendes

servidor com lotação na Secretaria

Rafael Tiengo Corrêa

servidor com lotação na Secretaria

Rogério Bernardes de Faria Tavares

coordenador do Projeto

Valéria Aparecida de Souza Machado

servidora com lotação na Secretaria

 SEI: 0006238-85.2024.6.13.8000

Objetivo

Buscar e testar melhorias/soluções para os problemas relativos ao processo de aquisição/contratação no TRE, principalmente ligados ao cumprimento de prazos, a partir da aplicação de métodos e ferramentas de inovação.

Benefícios

Melhorias no processo de aquisições/contratações do Tribunal - Cumprimento adequado do planejamento das aquisições/contratações do Tribunal - Melhoria na execução orçamentária -Melhor equalização e racionalização das etapas e dos esforços relativos à viabilização das aquisições/contratações

Produto

Efetivação de protótipos e testes de soluções extraídas das oficinas realizadas com os representantes das unidades mais envolvidas com o processo.

Requisitos

Disponibilidade de locais adequados para as reuniões/oficinas. Pessoas capacitadas no TRE para condução das reuniões. Roteiros de reuniões bem elaborados e definição de metodologia adequada. Disponibilidade das áreas envolvidas em colaborarem com o desenvolvimento do projeto (principalmente nas oficinas).

Metodologia

- Realização de oficinas de design thinking com as áreas envolvidas com o escopo do projeto: inicialmente, para coleta das percepções (causas, impactos, consequências, etc); em seguida, para apresentação de ideias (“ideação”) visando o desenvolvimento de protótipos e soluções do problema. 

- Realização de protótipos/pilotos, avaliados em seguida para o encaminhamento de soluções para o problema.

Etapas

  • Fase 1: Preparação: coleta e consolidação de informações preliminares sobre o objeto do Projeto, definição de roteiro e de ferramentas e execução dos preparativos operacionais para as primeiras oficinas de design thinking.

Período de realização: 18/04/24 a 28/04/2024.

  • Fase 2: Levantamento de causas, consequências, definição e redefinição do problema e insigths (primeiro diamante do design thinking) por meio da realização das oficinas de design thinking com as áreas administrativas e com as áreas demandantes.

Período de realização: 21/05/2024 a 12/06/2024.

  • Fase 3: Levantamento e priorização de ideias, por meio de oficina em conjunto com as áreas envolvidas, para a realização do protótipo/piloto.

Período de realização: 03/06/2024 a 12/06/2024

  • Fase 4: Realização e avaliação do protótipo/piloto e indicação de alternativas de soluções.

Período de realização: 21/06/2024 a 21/09/2024.