Iniciativas Inovadoras

Projetos desenvolvidos por cartórios eleitorais:

07ª ZE – Além Paraíba

  • Cidadania Jovem = mesário do amanhã e gestor do futuro

O projeto buscou fomentar a participação de estudantes como eleitores e mesários voluntários no processo eleitoral, em parceria com escolas, professores, Câmara Municipal, prefeitura e mesários experientes. Buscou ainda estimular a consciência cívica dos estudantes, ressaltando a importância de se de participar do processo político da sua cidade e do país, seja como mesário, seja como futuro gestor ou fiscal da administração pública. Promoveusolenidade na Câmara Municipal para distribuição de certificados de participação no projeto, a qual, em anos de eleição municipal, ocorre juntamente com a Diplomação dos Candidatos Eleitos. As escolas ainda realizaram atividades com os alunos sobre os temas abordados no projeto, transportando a aprendizagem para a sala de aula. 

  • Cooperação Justiça x Educação = representação da pessoa cidadã

A iniciativa consistiu em parceria com a direção pedagógica da Faculdade de Direito local, com a propositura de um Termo de Cooperação entre a Zona Eleitoral de Além Paraíba e o Núcleo de Prática Jurídica, de forma que este representasse pessoas hipossuficientes, na pessoa da advogada-professora responsável pelo referido Núcleo. Tal iniciativa garantiu aos hipossuficientes o direito à representação e o direito constitucional do contraditório e ampla defesa.

142ª ZE – Iturama

  • Justiça eleitoral como fonte de liderança, motivação e respeito à dignidade da pessoa humana

O projeto envolveu a disseminação de valores de boa liderança entre pessoas mesárias, administradoras de prédio, coordenadoras de acessibilidade, crianças e adolescentes do Projeto Eleitor do Futuro e servidoras do Cartório Eleitoral, que atuam nos 4 municípios e 4 distritos que integram a 142ª Zona Eleitoral, por meio de treinamentos e palestras, com o tema “Amor incondicional”, ministradas nos anos de 2022 e 2023.

157ª ZE – Lagoa Santa

  • Intimação de mesários e auxiliares por WhatsApp

A iniciativa surgiu em 2020 e consiste no uso do WhatsApp para o envio de todas as comunicações aos mesários e demais auxiliares do processo eleitoral, como profissionais de apoio logístico e coordenadores de acessibilidade. Segundo o servidor Sandro Brum, autor da iniciativa, a medida possibilitou eliminar totalmente os custos com impressão e envio de cartas de convocação. E gerou redução do uso de papel, tinta e energia na zona eleitoral, tornando mais sustentável a comunicação com mesários e outros auxiliares.

300ª ZE – Cachoeira de Minas

  • Cooperação e Inclusão – A Justiça Eleitoral diminuindo distâncias para a cidadania

Categorias: Atendimento à pessoa cidadã e Modernização de Processos de Trabalho

Para atender eleitores em localidades distantes, a 300ª ZE, sediada em Cachoeira de Minas, firmou de termos de cooperação com o município de Estiva e com a Câmara Municipal de Conceição dos Ouros, permitindo o atendimento de eleitores no Centro de Referência da Assistência Social do Município – CRAS, no primeiro caso, e no Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC do Poder Legislativo de Conceição dos Ouros. Em ambos os casos o projeto foi possível pela utilização do Título Net, solução tecnológica disponibilizada pelo TSE, provendo inclusão social/digital e cidadania para a uma camada vulnerável da população.

302ª ZE – Capinópolis

  • Semana do Jovem Eleitor: a importância do voto

O projeto buscou incentivar a conscientização da importância do voto nas populações jovens e idosas. Para a população jovem entre 15 e 18 anos, foram realizadas palestras nas escolas do município, com concurso de redação e premiação aos autores das três melhores redações. Foi realizado atendimento in loco nas escolas, com auxílio de professores colaboradores, no período anterior ao fechamento do cadastro. Após, foram realizados treinamentos práticos com urnas nas mesmas escolas e na APAE. Para a população idosa foram realizados treinamentos com urnas em locais frequentados por esse público, como academia da saúde, centro de apoio ao idoso e farmácia popular. 

  • Semana do Meio Ambiente “Fazer reciclagem é muito legal”

A partir de parceria com o TRE-MG para a Campanha Lacre do Bem, foi firmado termo de cooperação com a cooperativa de reciclagem local (Cooptal) para contribuir com a campanha, por meio de recolhimento de lacres de latas de alumínio entregues quinzenalmente ao cartório eleitoral. Além disso, a participação do cartório no Projeto Semana do Meio Ambiente “Fazer reciclagem é muito legal”, em parceria com a Cooptal e a Secretaria Municipal de Educação, entre outras entidades, possibilitou a arrecadação de 55,6 kg de lacre de latas de alumínio juntados pelos alunos das escolas do município, contribuindo para a doação de cadeira de rodas à Campanha “Lacre do Bem”.

314ª ZE – Uberlândia

  • Treinamento com urna para Deficientes Visuais

O projeto da 314ª ZE consistiu em parceria com a Associação de Deficientes Visuais de Uberlândia (ADEVIUDI), permitindo que deficientes visuais pudessem realizar treinamento na urna eletrônica com auxílio de aplicativo leitor de PDF e folhas da lista de candidatos em tamanho maior (A2). A experiência ainda permitiu orientar esses eleitores sobre medidas adotadas pela Justiça Eleitoral no dia da votação para que a votação seja possível a esse público, como a disponibilização de fones de ouvido, a posição/formato do teclado da urna, a existência de braile no teclado e a possibilidade de se votar em companhia de uma pessoa de confiança.

326ª ZE – Uberaba

  • Moção de Congratulações

Homenagem a cidadã que participou como mesária nas eleições, ininterruptamente, desde 1998, completando 21 pleitos consecutivos. Foi criada uma Moção de Congratulações de forma singela, para agradecer e homenagear a mesária. Além do reconhecimento, a iniciativa buscou estimular a participação de outras mesárias e mesários nas próximas eleições. 

Projetos desenvolvidos pelo LIODS